Piaggio MP3- primeira scooter de três rodas do mundo


Postado em por Veridiana Serpa

O Grupo Piaggio, dono da Vespa, reinventou o transporte urbano, em 2006, com o lançamento da Piaggio MP3, a primeira scooter de três rodas do mundo. Combinando a simplicidade e a praticidade de uma scooter com a segurança de um carro, o modelo indicado para o trânsito urbano, com duas rodas dianteiras e exclusivo sistema de suspensão garantem excelente estabilidade nas curvas, ótima dirigibilidade e agilidade chega ao Brasil com motor de 300 cilindradas e em duas plataformas, longa e curta. As maiores são representadas pelas versões Sport e Business, com carroceria de 2,22 metros. Já os modelos Yourban LT e Yourban LT Sport têm 2,04 metros de comprimento.

Com visual esportivo e sofisticado, equilíbrio entre a frente, com paralamas  inovadores e os componentes da suspensão, e a traseira, com a lanterna cuidadosamente projetada. Destaca-se ainda o alto nível de segurança garantido pelos sistemas ABS e ASR (antitravamento e de controle de tração, respectivamente). Os dois conjuntos de rodas e pneus dianteiros, oferecem o dobro da capacidade de frenagem em comparação com uma moto convencional, maior estabilidade nas curvas, melhor aderência lateral e menor risco de derrapagem.

Equipadas com propulsor de 300 cilindradas, refrigeradas a água e com injeção eletrônica, as MP3 Business e Sport desenvolvem potência de 15,5 kW a 7.250 rpm e torque de 22,5 Nm a 6.000 rpm.

A MP3 Yourban e a Yourban LT também são equipadas com motor de 300 cm³. A potência e torque máximo são de 16,7 kW a 7.750 rpm e 24 Nm a apenas 5,750 rpm. O desempenho um pouco maior em relação às versões Business e Sport se deve à diferença de peso. Com 217 kg, pesam 25 quilos a menos que as irmãs mais robustas.

Segundo o fabricante o chassi da Piaggio MP3 oferece excelente dirigibilidade, estabilidade e segurança e a condução e o controle do veículo foram aperfeiçoados, graças ao equilíbrio da triangulação entre o guidão, o banco e o pedal.

A posição para dirigir é confortável, com bom espaço para as pernas do condutor e do passageiro, permitindo que fiquem mais estendidas e relaxadas. O banco conta com um amortecedor de choque para absorver os impactos de qualquer tipo de terreno e acomoda muito bem duas pessoas.

Abaixo do assento, foi instalado um amplo compartimento com iluminação interna e tapete onde podem ser guardados dois capacetes ou um laptop. Esse dispositivo tem acionamento elétrico e, caso necessário, pode ser aberto por meio de um sistema mecânico.

A Piaggio MP3 é a primeira scooter de três rodas equipada com o sistema ABS integrado ao ASR (controle de tração), adota um sistema de controle de tração dos pneus traseiros. O ASR é um sistema de tração eletrônica que regula o eixo motor, prevenindo que o pneu traseiro deslize em terrenos úmidos e superfícies irregulares, garantindo, com isso, melhor aderência em qualquer condição. Já o sistema ABS reforça a segurança ativa prevenindo o bloqueio dos pneus durante uma frenagem e assegurando controle total do veículo.

O funcionamento desse conjunto é bem simples: uma unidade de controle monitora cada uma das rodas individualmente, modulando a força de frenagem para prevenir a perda de aderência. A Piaggio MP3 utiliza um sistema de freio combinado nas três rodas. O sistema pode ser usado de forma individual – dianteiro/traseiro ou combinado. O diâmetro do disco é de 258 mm. Todo esse conjunto proporciona maior segurança e prazer ao pilotar.

O mecanismo da suspensão dianteira desenvolvido e patenteado pela fabricante permite que as rodas dianteiras se inclinem juntamente com o veículo, para facilitar o contorno das curvas, garantido pela suspensão de quatro barras articuladas que trabalham de forma conjunta e permitem a inclinação de uma motocicleta convencional, com duas rodas na dianteira, a capacidade de aderência em curvas e frenagem fica muito maior.

O sistema de bloqueio da suspensão dianteira foi desenvolvido para garantir que as três rodas estejam sempre em equilíbrio, dispensando o uso do descanso lateral (a scooter, no entanto, está equipada com este item). Basta ao condutor pressionar um botão específico para travar o conjunto, não precisará colocar os pés no chão e poderá estacionar a scooter em qualquer lugar facilmente e sem esforço. Este recurso também garante que o veículo fique parado sem a necessidade de por os pés ao chão, muito útil ao parar em faróis e no trânsito. Para reforçar a segurança, o acabamento próximo às pernas do piloto tem duas almofadas anti-impacto – posicionadas na frente dos joelhos e na mesma cor do banco.

O para-brisa pode ser ajustado em três diferentes alturas. Os faróis e as setas têm alta eficiência graças às sete lâmpadas de LED, e as rodas ganharam um novo e elegante design de cinco raios, semelhante ao dos carros luxuosos.

O painel de instrumentos recebeu um conjunto moderno de instrumentos dispostos em três displays: dois convencionais e um digital. De fácil visualização, o piloto tem informações como consumo de combustível (instantâneo e médio), velocidade média, indicador de combustível, tempo de viagem e temperatura.

As 11 luzes do painel de instrumentos exibem o funcionamento dos faróis (alto e baixo), setas, reserva de combustível, pressão do óleo, aviso da injeção, imobilizador, ABS, ASR e quatro luzes de emergência. Na parte central, logo abaixo do visor, uma série de quatro luzes de advertência indica aviso do sistema de trava da suspensão, parada do motor e freio de estacionamento. Botões no guidão são utilizados para abrir o banco e desligar o ASR.

O design da traseira proporciona maior aerodinâmica à scooter, as luzes de freio e setas incorporam a tecnologia LED, o suporte do pacote e a alça de apoio do passageiro, em alumínio, garantem o estilo impecável, marca registrada da marca.

O pacote multimídia traz conexão do smartphone ao sistema eletrônico de bordo permitindo exibir dados como velocidade, rotação, potência do motor e torque em tempo real. Também é possível checar dados da maneira de conduzir do piloto, como aceleração em linha reta, inclinação nas curvas, consumo de combustível e velocidade média, entre uma série de outros dados.

O smartphone ainda pode ser usado para exibir mapas e rotas ou para localizar, por exemplo, postos de gasolina ou serviços de suporte mais próximos.Existe um recurso capaz de monitorar a condição da moto. Por exemplo, o sistema alerta o piloto sobre o seu desgaste e a respeito de situações críticas, como panes etc.

A Piaggio MP3 está disponível nas versões Business, Sport, Yourban e Yourban LT.

  • Business –  traz como principais destaques o escapamento cromado, o banco marrom com revestimento duplo, acabamento cinza brilhante nas rodas e nas alças de segurança do passageiro. Para ressaltar ainda mais estes detalhes, a scooter tem quatro opções de cores: vermelho metálico, azul metálico e as cromadas Branco Iceberg e Nero Universo.
  • Sport traz o logo também na parte traseira e vários itens com acabamento cinza fosco, como a proteção do tubo de escapamento, as alças do passageiro e a moldagem do túnel central. O banco é preto e tem revestimento em dois tipos de materiais diferentes.

Tanto a Business como a Sport estão disponíveis em três novas opções de cores: Grigio Opaco, Bianco Pastello e Verde Opaco, além do Nero Opaco Carbonio.

  • A versão Yourban tem a carroceria em duas cores conta com peças coloridas alternadas com inserções pintadas na cor alumínio. Há ainda um elemento central de acabamento em metal que corre ao longo do veículo, o que realça ainda mais as linhas elegantes da scooter. Está disponível nas cores Grigio Titanio Opaco e Bianco Luna.

A gama de acessórios foi criada baseada na filosofia do design da marca Piaggio: proporcionar o máximo de conforto a bordo e de funcionalidade no uso diário, para facilitar a vida do condutor. O bagageiro traseiro, que pode ser desengatado rapidamente, tem capacidade de 50 litros e pode abrigar dois capacetes. O escudo superior é pintado da mesma cor que o veículo e tem um encosto para tornar o passeio do passageiro mais agradável. O bagageiro também está disponível na versão de 37 litros.

Para uso diário e em qualquer condição meteorológica, o para-brisa garante proteção ideal contra o ar e as intempéries. Além disso, para garantir o máximo de conforto em qualquer condição climática, a scooter conta com um tecido para cobrir as pernas do passageiro.

Para proteger o piloto existe uma proteção térmica e à prova d´água para as mãos. Para tornar a viagem mais confortável, há também bancos com inserções de gel. O Sistema de Som Piaggio (PPS), desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação, permite reproduzir áudios via Bluetooth, sem a necessidade de fios.

Há ainda uma ampla oferta de capacetes concebidos para proporcionar segurança, conforto e máxima proteção. Os capacetes possuem design inovador, fixação lateral exclusiva e uma grande viseira protetora. Os acessórios interiores respiráveis podem ser removidos e lavados e têm duas configurações: uma com viseira dupla (normal e protetor solar) e outra com protetor solar embutido no visor.

Para a linha Yourban, há uma extensa lista de acessórios:

• Para-brisa médio e alto: ambos com 4 mm de espessura e resistente a impactos
• Protetores de mão transparentes em policarbonato resistente a impactos e com fecho de proteção adicional no lado externo
• Bagageiro superior traseiro para guardar um capacete virado para cima. Inclui o encosto do conforto para o passageiro no mesmo material que o banco
• Sistema antifurto eletrônico E-Power com chave eletrônica e controle remoto com dois botões
• Protetor para cobrir as pernas, prático e estável, mesmo em altas velocidades
• Cobertura para veículos ao ar livre, em material impermeável preto, logotipo Piaggio, faixa refletora e janela transparente para placa

Dados Técnicos – MP3 300 LT BUSINESS e MP3 300 LT SPORT

Motor Monocilíndrico, 4 tempos.
Capacidade do motor 278 cc.
Diâmetro por curso 75 mm x 63 mm.
Potência Max 15,5 kW – 21 CV a 7.250 rpm
Torque Max 22,5 Nm a 6.000 rpm.
Distribuição Comando de válvua simples no cabeçote (SOHC) com 4 válvulas e balancins roletados.
Alimentação Injeção Eletrônica.
Ignição Eletrônica indutiva de alta resistência e integrada com unidade de injeção. Sistema fechado, monitorado por sonda lambda. Sistema imobilizado integrado para monitorar a bomba com o veículo inclinado. Função controle de tração (ASR).
Refrigeração Líquida.
Lubrificação Bomba de óleo submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida Elétrica.
Transmissão CVT com variador automático e polias expansíveis.
Embreagem Automática, centrífuga à seco.
Chassis Berço duplo em aço de alta resistência.
Suspensão dianteira Articulada, quadrilateral. Curso de 85 mm. Sistema eletro hidráulico de bloqueio da suspensão.
Suspensão traseira Amortecedores duplos de dupla ação com ajuste de pré carga em 4 posições. Curso de 106 mm.
Sistema de Freio ABS com pedal de freio integrado.
Freio dianteiro Disco duplo Ø 258 mm.
Freio traseiro Disco Ø 240 mm.
Roda Dianteira Liga de alumínio 13″ x 3.00.
Roda Traseira Liga de alumínio 14″ x 3.75.
Pneu dianteiro Sem câmara 110/70 – 13″.
Pneu traseiro Sem câmara 140/60 -14″.
Comprimento/largura/Distância entre eixos 2225 mm/800 mm/1.500 mm.
Altura assento 790 mm.
Capacidade do tanque de combustível 12 litros (incluindo reserva de 1,8 litros).
Normas de Emissões Euro 4.

 

Dados Técnicos – MP3 300 YOURBAN LT e MP3 300 YOURBAN SPORT 

Característica Descrição/Valor
Motor Monocilíndrico, 4 tempos.
Capacidade do motor 278 cc.
Diâmetro por curso 75 mm x 63 mm.
Potência Max 16,7 kW – 23 CV a 7.750 rpm.
Torque Max 24 Nm a 5.750 rpm.
Distribuição Comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) – 4 válvulas.
Alimentação Injeção Eletrônica.
Refrigeração Líquida.
Lubrificação Bomba submersa em banho de óleo.
Sistema de Partida Elétrica.
Transmissão Automática CVT – continuamente variável com polias expansíveis.
Embreagem Automática, centrífuga à seco.
Chassis Berço duplo em aço tubular de alta resistência.
Suspensão dianteira Articulada, quadrilateral com braços em alumínio fundido.
Suspensão traseira Amortecedores hidráulicos de dupla ação com ajuste de pré-carga.
Sistema de Freio Freio combinado.
Freio dianteiro Disco duplo com Ø 240 mm, pinça dupla de cáliper flutuante.
Freio traseiro Disco de Ø 240 mm com pinça dupla e cáliper flutuante.
Roda Dianteira Liga de alumínio 13″ x 3.00.
Roda Traseira Liga de alumínio 14″ x 3.75.
Pneu dianteiro Sem câmara 110/70 – 13″.
Pneu traseiro Sem câmara 140/60 – 14″.
Comprimento/largura/Distância entre eixos 2.040 mm /760 mm/1.440 mm.
Altura assento 780 mm.
Capacidade do tanque de combustível 11 litros.

O preço de cada uma é:

• Yourban LT Sport – R$ 38.800,00
• Yourban LT – R$ 39.800,00
• LT Sport – R$ 47.800,00
• LT Business – R$ 49.800,00

 

Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

Deixe uma resposta