Precisamos falar sobre transformação digital

*Por Lisandro Sciutto

O termo “transformação digital” tem se popularizado.  Mas, o que significa e porque é preciso se importar com isso? O site CIO.com define transformação digital como “a aceleração de atividades, processos, competências e modelos de negócios para aproveitar as mudanças e oportunidades das tecnologias digitais e seu impacto de forma estratégica e prioritária”. Porém, mais do que aceleração, é preciso alinhar as necessidade dos negócios de superar a ruptura digital e manter-se competitivos em um ambiente digital em rápida evolução.

Todos os setores estão passando por mudanças. Dos hotéis às indústrias, todos têm potencial de derrubar os modelos de negócios vigentes há décadas. Mas, a questão é  como garantir que a transformação digital seja aliada e não uma inimiga?

Para causar impacto real, é preciso que a transformação seja mais do que uma nova forma de pensar ou uma iniciativa pontual. Ela deve fazer parte do DNA da organização.  E, um dos primeiros passos é reduzir a dimensão, pois nem toda transformação precisa ser épica em proporções. A tecnologia deve ser usada para tornar um processo ou sistema mais produtivo e o importante é começar com um projeto, e entender seu tamanho. O maior erro que as empresas cometem no estágio inicial é pensar que a transformação digital não é aplicável aos seus processos internos. Mas, todos os setores podem se beneficiar de mais conectividade, com velocidade, valor e crescimento.

Por onde começar?

Comece com estratégia e foco na experiência dos colaboradores antes de aplicar qualquer mudança na estrutura. Depois, invista em governança – antes mesmo  de olhar para a arquitetura e tecnologias que podem ser usadas. Apenas ela responderá quais são as oportunidades digitais e apoiará na decisão sobre como buscá-las. Depois, determine quais oportunidades darão vantagem rápida ou oferecerão mais valor ao negócio com o menor custo de implementação.

Existem algumas melhores práticas que podem ajudar a dar o pontapé inicial da jornada para o digital. Conheça algumas:

  1. 1.      Amarre sua ideia aos seus objetivos de negócios

O primeiro passo é garantir que as ideias estejam alinhadas diretamente aos objetivos de negócios. É preciso que as oportunidades digitais ajudem a oferecer produtos e serviços de alta qualidade a um bom custo benefício? Ou a alcançar clientes atuais e potenciais de formas significativas? Elas te ajudam a reter e cultivar novos talentos? Quais desses objetivos de negócios são mais importantes para você?

  1. 2.      Entenda o valor para seu negócio

O próximo passo é apontar o que é realmente importante para seu negócio. Se você é um fabricante, está aumentando as vendas? Se você é varejista, talvez precise conseguir interagir com clientes através de diversos canais. Se você é uma organização de saúde, sua prioridade pode ser aumentar o engajamento com pacientes e feedback. Ao entender o valor de cada oportunidade digital oferece é possível começar a decidir quais valem a pena buscar.

  1. 3.      Identifique a facilidade de implementação

Depois, é preciso descobrir qual o nível de dificuldade, custo e demora de implementação das oportunidades. A oportunidade com maior valor pode não ser necessariamente a melhor a se buscar agora. Se for um projeto potencialmente caro que vai levar meses para implementar, o ROI pode levar muito tempo para ser justificado. Procure oportunidades para ter alto valor de negócios e para isso, faça perguntas chave para cada oportunidade, como:

  • Posso fazer isso com tecnologias que já existem e são de fácil implementação?
  • Quais as dependências? Isso está amarrado a outros projetos?
  • Quanto custará e quanto tempo levará para implementar?

Ao mapear o impacto de cada oportunidade e compara-las com o valor potencial que a oportunidade pode entregar, você pode começar a estabelecer suas prioridades.

  1. 4.      Planeje seu roteiro

Ao identificar quais oportunidades buscar primeiro, coloque-as num roteiro. Isso dará um panorama visual de como planejar a execução e o tempo disponível para elas. Construa fatores importantes no roteiro, como as interdependências, recursos internos e orçamentos. Ao fazer isso, você pode ter uma visão melhor do todo, e pode ter a chance de descobrir conflitos e problemas potenciais.

 *Por Lisandro Sciutto, diretor de produtos da Infor LATAM

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