Latam Retail Show 2016 e a Loja do Futuro


Postado em por Veridiana Serpa

Tecnologias do “presente” se uniram em com novas ferramentas para operação na “Loja do futuro” no Latam Retail Show 2016 , um dos principais eventos do setor varejista, que aconteceu em agosto e mostrou tecnologias e processos que serão tendência no mercado.

“Loja do Futuro” foi um espaço criado para apresentar o novo modelo de fazer varejo, a Experiência 5.0 para o consumidor e aqueles que visitaram o espaço ficaram impressionados com as tecnologias de aproximação entre cliente, produto e vendedor, novos processos que permitem uma venda cada vez mais assertiva e direcionada.

O que os varejistas mais atentos conseguiram perceber foram tecnologias já conhecidas no mercado sendo usadas de formas diferentes: sensores de RFID que mostram a movimentação de produtos na loja em tempo real, permitindo que o lojista aproveite essas informações para saber onde o produto foi deixado, uma troca de marcas, falta de dinheiro, tudo a partir desse mapeamento.

Na Loja do Futuro os coletores de dados conectados à impressoras portáteis foram responsáveis pelo autoatendimento dentro de um varejo moderno e pela “autossuficiência” do vendedor dentro de um processo automatizado, o papa-filas permite que a etapa de pagamento seja um problema a menos para o consumidor. Por meio desta ferramenta que o varejista 5.0 permite que o cliente execute o seu pagamento sozinho ou agilize essa operação, dando a opção do próprio vendedor finalizar a venda, eliminando um dos processos mais críticos dentro da cadeia varejista: a fila na hora do pagamento.

As Etiquetas Eletrônicas apareceram coloridas: os visitantes da loja conferiram de perto a atualização de preço dos produtos em tempo real, elas mudam de cor conforme a necessidade, dando mais destaque para os produtos em promoção, sendo mais uma opção de marketing na gondola. Outra vantagem apresentada pelo “guia” da loja do futuro foram as atualizações de preços, que são feitas através do sistema, permitindo que varejistas que contam com várias unidades, por exemplo, possam fazer essas alterações em toda sua rede em questão de segundos criando total aderência às campanhas e promoções e garantindo o aumento das vendas.

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