Piloto Automático Adaptativo – Ford Fusion


Postado em por Veridiana Serpa

O vídeo abaixo (em inglês), divulgado pela Ford, mostra o funcionamento do piloto automático adaptativo inteligente, tecnologia semiautônoma e um dos recursos que aumentam o conforto e segurança em veículos como o Fusion, acelerando o carro na velocidade programada, mas também com a capacidade de frear para manter uma distância segura do veículo à frente.

 

Os comandos do piloto automático adaptativo inteligente do Fusion são feitos por teclas no volante. Para acioná-lo, basta ligar o botão “On-Off” e acelerar até a velocidade desejada, que é fixada ao se apertar o Set+ e tirar o pé do acelerador. O sistema mantém a velocidade e passa a monitorar constantemente o espaço à frente com o radar. Se um veículo lento é detectado, ele reduz automaticamente a velocidade para manter uma distância segura.

 

Um gráfico no painel com o desenho do carro indica a velocidade e a distância do veículo à frente representada por barras. Quando a pista fica livre, ele volta a acelerar dentro do limite determinado.

O sistema também permite ajustar a distância do veículo à frente, usando os dois botões com ícones de setas. O botão de cima encurta o espaço, quando se quer seguir o carro da frente mais de perto. O botão de baixo o aumenta. Nessa função, o motorista dispõe de quatro graduações, de acordo com o seu estilo de direção: uma barra representa a menor distância; duas barras, a distância padrão; três barras; e quatro barras, a maior distância, voltada para o conforto.

A qualquer momento, se o motorista frear, o piloto automático adaptativo é desligado e ele retoma o controle do acelerador. Há também a opção de usar o piloto automático no modo convencional, que só mantém a aceleração sem o recurso da frenagem automática. Esta seleção é feita na tela do painel, através do menu na sequência: Settings; Driver Assist; Cruise Control; Normal. No final, um aviso informa que o sistema de frenagem automática foi desligado.

A lista de recursos semiautônomos do Fusion, baseados em tecnologia de sensores, inclui também o sistema de estacionamento automático, o sistema de alerta ao motorista com câmera para detectar sonolência, o monitor de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado e o auxiliar de manutenção na faixa.


Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

Deixe uma resposta