Motivos para investir em bitcoin

por Rodrigo Batista *

O Mercado Bitcoin foi criado em 2011 como site para intermediação de compras e vendas de moedas digitais. Atualmente é a maior empresa de moedas digitais e Blockchain da América Latina. Rodrigo Batista, CEO do site Mercado Bitcoin.net, representa atualmente o cenário Bitcoin no Brasil e listou alguns motivos para se investir na moeda digital:

Aumento do preço do bitcoin

No fim de junho de 2015 um Bitcoin era negociado no MercadoBitcoin.net por 849 reais e no mesmo período em 2016, um bitcoin passou a ser negociado por 2.262 reais. Uma variação de preço de 166%.

As variações no preço estão mais estão estáveis

O preço da moeda digital está mais estável e por vezes está tendo variações menos intensas que os índices de ações americanas, por exemplo. Este é um indicador de que a tecnologia está amadurecendo como uma moeda.

Instabilidade da economia global

Começa-se a formar um consenso de que o Bitcoin é uma fuga para situações econômicas adversas. Recentemente o preço da moeda subiu bastante e especialistas atribuem parte deste crescimento ao aumento da demanda por parte da China, que está em uma fase de incertezas com sua economia.

Diminuição do número de novos bitcoins criados

No início deste mês a taxa de criação de novos bitcoins caiu de 25 moedas a cada 10 minutos, para a metade, 12,5. Os entusiastas da moeda digital dizem que esta característica faz com que seu preço sempre aumentará, caso a tecnologia seja de fato adotada em larga escala.

Início de um movimento de eliminação de cédulas e uso de dinheiro digital

Países como Noruega e Suécia estão discutindo formas de eliminar as cédulas de suas moedas. Esse movimento de digitalização do dinheiro com certeza vai impactar a demanda por moedas digitais, sendo que o Bitcoin ocupa o lugar central entre elas.

O uso da tecnologia está crescendo rapidamente no mundo

O número de transações na rede bitcoin está em torno de 200 mil por dia e era cerca de 80 mil há um ano atrás. Países completamente diferentes como Argentina, Finlândia, China e Brasil tem visto diferentes usos da tecnologia nos últimos anos aumentarem.

O desenvolvimento da tecnologia está avançando

No ano passado alguns dos limites técnicos da tecnologia foram atingidos. Após discussões bem acaloradas por parte dos engenheiros que trabalham na tecnologia, o problema está sendo resolvido e em breve diferentes soluções permitiram a expansão da rede de pagamentos descentralizada.

Novos usos do Bitcoin

Inciativas como o OpenBazaar, que é uma espécie de e-bay sem dono e descentralizado estão trazendo para o mercado novos modelos de negócio. O Opanbazaar é recente e já conta com dezenas de milhares de usuários. Diversas outras tecnologias estão sendo criadas usando as moedas digitais.

Formas de pagamentos ideais para prestador de serviços e freelancers

Por ser rápido e barato, este tipo de serviço possibilita uma transação entre empresas e pessoas de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de empresas intermediárias de pagamentos.

Criação de contratos inteligentes

Contratos inteligentes são, basicamente, contratos que ao invés de serem escritos em linguagem jurídica, são escritos por meio de programas de computador. Existe um projeto chamado Rootstock que pretende adicionar esta possibilidade à tecnologia do Bitcoin.

 *  CEO do Mercado Bitcoin cita algumas razões para começar a investir na moeda digital

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com