Oficina Digital Criativa : parceria Cisco com o Museu do Amanhã

Cisco anunciou a parceria tecnológica com o Museu do Amanhã,  como parte do compromisso de digitalizar o Brasil e de construir um legado duradouro para o Rio de Janeiro, inclui a criação da “Oficina Digital Criativa” no Laboratório de Atividades do Amanhã que oferecerá cursos, roteiros e kits de desenvolvimento criativo em IoT (Internet das Coisas) além de painéis de visualização artística dos dados que estarão sendo trabalhados pelos participantes.

A iniciativa pretende incentivar o ecossistema de inovação em IoT e o uso da tecnologia pela comunidade através do fomento ao desenvolvimento de novas soluções em cima da plataforma conectada urbana que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. A parceria, que faz parte do projeto de Legado de Inovação Urbana da Cisco no Porto Maravilha, oferece um pacote de ações previstas para o segundo trimestre de 2016.

Como parte da parceira, a Cisco também fornecerá o que há de mais moderno em tecnologia de colaboração, dotando o Laboratório de Atividades do Amanhã, o Observatório do Amanhã e o Auditório do Museu com as soluções de Telepresença e Webex. Estas soluções permitirão ao Museu conectar-se e colaborar com o mundo utilizando ferramentas tecnológicas de última geração.

O Laboratório de Atividades do Amanhã é um espaço dedicado à inovação e à experimentação com dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias exponenciais como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia e o futuro de temas como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. Já o Observatório do Amanhã funciona como um radar do Museu, que captura e transmite informações geradas a partir de diferentes centros de conhecimento nas áreas de ciência, cultura e tecnologia.

A parceria visa promover a inovação social e urbana no Porto Maravilha por meio de ações dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o objetivo da Cisco é tornar a região um exemplo único de um bairro mais inteligente e humano, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com