Programa Pense Grande escolhe 15 microempreendedores

O programa de inovação social , Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo tem como objetivo empoderar jovens de áreas periféricas para que se tornem agentes transformadores de suas realidades com atitude e protagonismo, fortalecendo assim o ecossistema do empreendedorismo social no Brasil.

Foram anunciados 15 microempreendedores que farão parte do programa e terão aporte financeiro, além de apoio pessoal e técnico. Do total de iniciativas escolhidas, oito delas estão na região Sudeste – Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (3) e São Paulo (2) –, quatro no Nordeste – Pernambuco (2), Ceará (1) e Bahia (1) e três no Norte do País, todas no estado do Pará.

Nesta fase os microempreendimentos em tecnologia digital, que visam solucionar alguma necessidade da comunidade em que estão inseridos, passarão pelo processo de incubação, receberão auxílio no desenvolvimento de suas iniciativas via assessoria online e presencial, capacitação em temas de gestão, ações que viabilizem a geração de autoconhecimento e competências empreendedoras, além de apoio de um mentor (empreendedor com experiência) durante o período de seis meses. Os microempreendimentos escolhidos abrangem diversos ramos de atividade, seja por meio de aplicativos, plataformas digitais e lojas online.

Projetos

Conectar doadores, bancos de sangue e pacientes para agilizar a captação de novos voluntários à doação é a proposta do projeto Doador Online; um banco de sangue virtual.

Acessibilidade é a palavra-chave do Sistema Global de Posicionamento Acessível (GPSA), cuja missão é proporcionar ao deficiente visual mais independência em relação à mobilidade urbana.

Dois empreendimentos vão concentrar esforços nas áreas de sustentabilidade e resíduos sólidos: o Greenbaby, voltado para a adoção de árvores na Amazônia, e o Vale Sem Silício, que pretende mapear o lixo eletrônico existente no Vale do Jequitinhonha e, ao mesmo tempo, promover investimentos na região, uma vez que o descarte e o consumo estão intimamente ligados.

Já em terceiro setor, o Pelos Social trabalhará em prol da retirada de cães que estão em situação de abandono nas ruas.

Relação dos selecionados para incubação por estado:

Bahia – AfroResça
Ceará – Social Brasilis
Minas Gerais – Pelos Social; Maker Space – Laboratório de desenvolvimento prático; Vale Sem Silício
Pará – Brainpan; GreenBaby; Tipiti
Pernambuco – Ubu Store; Doador Online – Banco de Sangue Virtual;
Rio de Janeiro – Bagagem – Fundo de Apoio ao Intercambista Popular; CDD na Web; Movamos – Movimento Nosso
São Paulo – GPSA; EducaNERD

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com