Inscrições: concurso educacional Respostas Para o Amanhã da Samsung

Alunos e escolas públicas do Ensino Médio em todo Brasil tem até o dia 20 de setembro de 2015 para se inscreverem gratuitamente no concurso “Respostas Para o Amanhã”, promovido pela Samsung. A competição nacional tem como objetivo desafiar os jovens a desenvolverem e colocarem em prática soluções para a sociedade onde vivem, usando os conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática, ciências e lógica.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.respostasparaoamanha.com.br. No portal os interessados podem acessar o regulamento completo do concurso e conhecer todos os detalhes para participação.

Com coordenação geral do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o ‘Respostas para o Amanhã’, a Samsung conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (REDUCA), entre outros parceiros regionais e locais.

O grande diferencial do concurso é a sua proposta pedagógica inovadora, que possibilita não apenas o engajamento dos estudantes e a valorização dos educadores, como também o envolvimento da comunidade local. Todos os participantes, alunos e professores, ao se inscreverem terão acesso a orientações formativas, independente da premiação, uma oportunidade ímpar para a escola articular os conhecimentos do campo científico ao uso da tecnologia e à sustentabilidade.

Premiação

A comissão julgadora, constituída por especialistas de educação, seleciona os 20 melhores trabalhos apresentados. Esses grupos serão contemplados com um kit de edição de vídeo (composto por um notebook e uma câmera), com o qual devem produzir um filme sobre seus projetos.

Após o envio do vídeo, as cinco melhores produções serão disponibilizadas no site para votação da comissão julgadora e do público em geral. Os membros das cinco melhores equipes são premiados com smartphones para os alunos, além de umtablet para o professor orientador e outro tablet para o diretor da unidade de ensino. Como prêmio, a escola da equipe vencedora receberá equipamentos Samsung para instalação de uma sala de aula interativa.

As Soluções para o Futuro da América Latina

Na primeira edição latino-americana, que ocorreu em 2014, mais de 27 mil alunos, sob a orientação de 1.300 professores, inscreveram cerca de 2.200 projetos no concurso. Neste ano, a expectativa é que o impacto seja ainda maior, com a participação de mais países. São oito no total: Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.

No Brasil, a vencedora do concurso, no ano passado, foi a Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte, com o projeto “Equilíbrio”, que propõe o reaproveitamento do lixo eletrônico para construir equipamentos para pessoas com necessidades especiais.

Sob a orientação do professor de Física da escola, os alunos criaram três protótipos: um mouse óptico que, graças à lente reaproveitada de uma câmera de celular, amplia o tamanho de um texto em um monitor e ajuda pessoas com baixa visão na leitura; um conjunto de bengala com sensor de proximidade e pulseira com vibracall, que emite sinais ao aproximar-se de obstáculos, também voltado para deficientes visuais; e uma cadeira de rodas elétrica, que recebe comandos de direção por meio de um controle remoto de videogame.

Serviço

Concurso Respostas Para o Amanhã

Inscrições: até 20 de setembro

Site: www.respostasparaoamanha.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com