TomTom XL Brasil


Postado em por GugaTEC

A TOM TOM, líder no mercado mundial de GPS (Sistema de Posicionamento Global) está lançando no Brasil o TOM TOM XL e vamos analisá-lo para vocês.

A caixa é do tamanho de um livro de capa dura, dentro vem o aparelho, o suporte com fixação via sucção, o guia do usuário, livreto de serviços e acessórios, cabo USB para conexão com um computador e um cabo alimentador para usar no veículo.

O aparelho tem uma tela de 4.3 polegadas em formato wide-screen possui um botão para ligar e o resto da operação é feita através do toque diretamente na tela que tem boa sensibilidade. O suporte tem um encaixe para o aparelho e uma junta que permite ajustar o ângulo de visibilidade e operação de forma confortável.

Nas primeiras páginas do manual você encontra instruções visuais, perfeito para aqueles que assim como eu, tem preguiça de ler e também detalhes da operação e instalação por escrito.

É preciso responder algumas perguntas para configurar o equipamento na primeira vez que você o liga e ao final oferece uma “turnê pelo sistema” geral do equipamento com opção para maior detalhamento de cada funcionalidade.

Também oferece a possibilidade de participar do serviço de compartilhamento de mapas que possibilita obter correções de mapas feitas por outros usuários e verificadas pela TomTom.

Essa primeira configuração não leva mais que alguns minutos e logo após você está pronto para usar o seu TomTom XL, a sincronização com os satélites demora na primeira vez mas depois o tempo que leva para sincronizar e de 15 segundos em média.

Para definir um destino basta clicar em qualquer lugar da tela do aparelho para ir para o menu principal e escolher a opção de “ Navegar até” e escolher a forma com que quer entrar o seu destino. Ao escolher “ Endereço” a forma mais fácil e através do código postal e existem inúmeras opções como escolher diretamente no mapa.

Para os endereços frequentes você pode adicionar aos favoritos que facilita para futura navegação a este destino, ele também lembra de destinos recentes e você também pode planejar um itinerário com pontos de passagem e destino final o que é muito útil quando você precisa ir a vários destinos com opção de salvar para usá-lo novamente no futuro.

Uma vez que você entra um destino o equipamento prepara a rota a ser seguida e lhe dá instruções de voz e visuais no canto esquerdo inferior, se for necessário você pode repetir a instrução de voz clicando na área da tela onde estão as ajudas visuais. Nessa área você tem símbolos e distancias até a próxima etapa do percurso e realmente ajudam nas horas em que você tem mais de uma opção dirigindo.

Mas se você por acaso errar, não se preocupe pois o equipamento refaz automaticamente a rota e lhe oferece as novas instruções. Outras opções úteis são evitar parte do percurso e também como será feito o planejamento da rota, se o caminho mais rápido ou o mais curto entre outras opções.

A parte que eu fiquei mais contente foi a de correção do mapa, pois é super fácil de se usar e essencial porque não há mapa 100% perfeito. Entre as opções de correção que ele oferece estão, bloqueio de rua, inverter a direção de trafego da rua, restrições de direções são as melhores ou editar o nome da rua. Ao finalizar a sua correção o equipamento pergunta se você deseja compartilhar as correções feitas por você com outros usuários que é feita através do TomTom Home.

No TomTom Home você pode fazer várias coisas, como atualizar o seu mapa, dar download de vozes e muito mais, para utilizar o serviço basta instalar ele no seu PC, se registrar gratuitamente e conectar o seu equipamento com o cabo USB e responder que sim na tela para se conectar ao seu PC.

A primeira vez que você fizer isso ele ira automaticamente checar as atualizações disponíveis para o seu mapa. Também disponível e muito útil atualização semanal do posicionamento dos satélites que faz com que o equipamento sincronize mais rapidamente.

Você também tem acesso ao “Map Share” onde você pode baixar as correções feitas por outros usuários e pode fazer backups do seu equipamento. Existem outros serviços que não estão disponíveis no momento para o Brasil como o serviço de tráfego em tempo real, relatório de tráfego e posicionamento de radares.

Gostei muito desse GPS, prático é fácil de usar, recomendo.

Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

15 comentários sinta-se a vontade para participar dessa conversa.

  1. tioistivi 14 de janeiro de 2009 at 20:08 -

    Legal, comprei um airis, mas não tem opção de alterar o mapa, nem compartilhamento de informações. Parabéns pela escolha, se eu pudesse, trocava.

  2. Cristiane Fetter 14 de janeiro de 2009 at 23:22 -

    Eu gosto muito desta marca, eu moro nos Estados Unidos e ele é um dos que tem o melhor custo benefício por aqui.
    O meu é o da série ONE, e o que eu gostei nele é poder baixar a voz que eu quero pela internet, eu como boa carioca escolhi uma voz conterrânea, é muito engraçado. Espero que o Brasil esteja preparado para o GPS, as ruas precisam estar bem sinalizadas e com as placas em seus devidos lugares.
    Abraços

  3. Paulo Sergio Camara 17 de maio de 2009 at 11:06 -

    Tenho uma duvida. O tomTom XL e One XL são o mesmo produto ?

  4. Guilherme 21 de maio de 2009 at 22:13 -

    Bem, quando morei na Inglaterra o pessoal falava muito bem do TOMTOM. Pelo que escutei por lá, a maioria preferia o TomTom.

    Já comprei o meu TomTom e estou aguardando chegar.

  5. manoel coelho ferreira filho 18 de junho de 2009 at 23:34 -

    Comprei um tom tom xl a quinze dias mas confesso nao saber manusealo, como por exemplo nao estar funcionando na funçao de radar, nao sei fazer o dawloudenb no computador o que devo faser pode me dar uma ajuda, desde de ja obrigada. manoel

  6. Karyna 14 de agosto de 2009 at 12:42 -

    O TomTom XL Brasil vem c o código d ativação, q é solicitado no TomTom Home???
    Recebi o meu e qdo fui mexer no TomTom Home, tem essa solicitação, só q não achei o tal código…

  7. cida 28 de agosto de 2009 at 15:18 -

    gostaria de saber onde devo levar meu tomtom pois comprei ele na franca e chegou aqui so funcionou um e deu problema parou nao consigo mais fazer nada pois e nao responde ao toque o devo fazer pois esta na garantia espero urgente sua resposta por favor me ajuda obrigado

    [

  8. JAIMALO 28 de agosto de 2009 at 17:50 -

    Não consegui achar o cõdigo de ativação (foi comprado na espanha)
    onde ele fica???

  9. JAIMALO 28 de agosto de 2009 at 21:01 -

    ja tentei inserir todos os numeros que vi no aparelho e nadaaaaaaaaaaaa

    ALGUEM PODE ME AJUDAR…?

  10. rayanne 28 de fevereiro de 2010 at 11:02 -

    como fazer para ativar a função radares ?

  11. danilo 16 de junho de 2010 at 21:31 -

    boa noite comprei um tomtom one e gostaria de saber como faço para encontrar esse tal codigo de ativação. desde já agradeço

  12. JP 15 de setembro de 2010 at 12:37 -

    O código vem dentro da caixa, não lembro se no manual ou em um cartãosinho

  13. Edson B. Ferreira 24 de outubro de 2010 at 21:44 -

    Comprei um gps xl,ele so trava quando coloco um novo precuso oriveeeeeeeeeeeeeeeeellllllllllllllllllllll…………

  14. Tânia 29 de janeiro de 2011 at 23:06 -

    Comprei um tom tom xl classic mas o alerta de radares não funciona como faço para atualizar?

Deixe uma resposta