BarCamp Rio 2007

No domingo passado, dia 21 de outubro ocorreu na PUC-Rio o BarCamp Rio 2007 que foi organizado pelo Nick Ellis. Marcado para começar as 9hs, os participantes assim que chegavam no 1º andar do RDC eram recebidos por simpáticas hostess que entregavam um pacote com a camisa do evento, crachá, mapa e dois bilhetes de metrô, um válido para o dia e outro duplo para que os participantes dessem uma volta na cidade.

No 2º andar, via-se a mesa do café-da-manhã muito bem arrumada, com várias guloseimas e bebidas.

A Palestra de Abertura foi feita pelo Nick e pelo André Avorio (responsável pela vinda da iniciativa do BarCamp Brasil), onde explicaram a estrutura de desconferência do evento , a história, locais no mundo em que já ocorreu, informações como “qualquer pessoa pode organizar um BarCamp”, a importância de utilizar o painel e logo após a palestra, os participantes foram para o lado de fora do auditório para anotarem o que gostariam de ver/debater.

Dentro do auditório, local onde fiquei 99% do tempo, o Caribé iniciou com “Crise existencial do conteúdo 2.0” que gerou um debate interessante onde foram tocados pontos sobre o imediatismo que o consumidor tem hoje em dia, como quer obter tudo de graça ou pagando o menor preço possível e querendo em contra-posição receber um produto com a melhor qualidade possível enquanto na outra ponta os fornecedores da velha guarda e os mais antenados com as necessidades do consumidor.

* Se vc assina o feed visite o blog para continuar lendo sobre BarCamp Rio 2007


Logo após foi a vez da MissMoura (Patrícia Moura) que fez uma apresentação baseada na sua monografia sobre Orkut + e-CRM, que gerou novamente um debate interessante sobre a “importância” das comunidades criadas no Orkut, como que as empresas lidam com as comunidades que estão repletas de feedbacks positivos e negativos, além de perfil dos indíviduos que participam dessa rede social, quem são, o que querem, como utilizam as ferramentas disponíveis.

Depois foi a vez do Galileu da Microsoft que deu o pontapé inicial na discussão sobre Velha Mídia x Nova Mídia, vários pontos foram tocados pelos participantes, tal qual a questão da pirataria, muito foi-se falado a respeito da estratégia de marketing do Tropa de Elite, assim como os milhões de downloads da série norte-americana HEROES, passando por Radiohead, acionistas de empresas, entre outros.

Depois dessa discussão, Guga e eu guardamos o equipamento, pois é, levamos equipamento e filmamos muita coisa interessante que será apresentada mais para frente como parte de um projeto que pretendemos colocar no ar, fomos para o Delírio Tropical, almoçamos, pegamos o equipamento, voltamos para a PUC.

Quando voltamos teve uma palestra, que eu achei excelente, com o Edney e o Inagaki sobre “Blogs como modelo de negócio”, em alguns momentos a discussão ficou mais quente, mas ao meu ver, algumas pessoas esqueceram que tudo que estava sendo falado era relacionado com o tema “Blogs como modelo de negócios”e não apenas “Blogs”. Maiores informações sobre a repercurssão da palestra pode ser lida aqui.

Após essa palestra/debate que extendeu mais tempo do que o esperado, teve uma pausa para o lanche e na volta foi a vez da apresentação do casal Liana Brazil e Russ Rive (SuperUber e Interface), sou fã, cujo tema da palestra era “Interatividade”. A apresentação foi excelente, eles criam instalações multimídia e interativas para eventos que ocorrem em diversas partes do mundo.

Como o tempo já estava ficando curto, após a apresentação da Liana e do Russ, foi a vez do pessoal do Descolando, que é uma rede social voltada para os universitários que integra amigos, comentários e votos referentes aos professores e matérias, microblog, entre outros.

Em seguida Nick Ellis entregou os kits Coolnex Cards para os 13 blogs que foram escolhidos para sairem nos cartões, na verdade o Guilherme da Revista Papo de Homem que não pode comparecer e se me lembro bem o Navarro do Dinheirama já tinha ido embora. Eu recebi o meu kit e ainda tenho alguns cartões, caso tenha leitor interessado, por favor entrar em contato.

O encerramento do evento foi feito pelo Nick Ellis e pelo André Avório que agradeceram os patrocinadores: IdéiasNet, Villago, BlogBlogs, NetMovie, Coolnex, Instituto Gênesis da PUC-Rio, ninguém falou mas eu vi a logo no banner do Bolsa de Mulher, então eu agradeço.

Apesar de não ter tido a palestra do Bruno Alves e do Paulo sobre SEO e BLOGS devido ao tempo, já que teve palestras/debates que se extenderam e como estava no auditório não vi a apresentação do Marco Gomes, que ocorreu na varanda, sobre a boo-box, parabenizamos o Nick pela iniciativa e por ter realizado um BarCamp nota 10.

Leia mais:
BarCamp Rio – Eu fui– webpaulo
Rescaldo do Barcamp-Rio – Sergio Blog 2.4
A Buzz no BarCamp Rio 2007 – The Buzz Makers
Perspectivas no Barcamp Rio – Marketing de Busca
Barcamp Rio – Vídeo – Futilidade Pública
Barcamp Rio – First things first – Futilidade Pública
Barcamp Rio. Eu Fui! – Br Point
BarCamp, eu fui! – Nababu
BarCamp Rio. Perturbação séria na Força. – Diversos
Barcamp Rio – Oito Passos
Barcamp – Sturm und drang
Barcamp do Rio de Janeiro e a globalização – As Novidades
Blogs como modelo de negócio, a polêmica dos posts pagos – Interney
Fotos do BarCamp Rio – Boombust
Fotos do BarCamp Rio de Janeiro / RJ – Rio Temporada
Fotos da prévia do BarCamp Rio no Espelunca Chic – Rio Temporada
Fotos do BarCamp Rio – Treta
BarCamp Rio e Entrevista Bombástica com Madame Bela Blog do Noel
BarCamp Rio 2007: Resumo das Atividades – Digital Drops
Urso no Barcamp Rio 2007 – Colmeia
BarCamp Rio 2007 – o primeiro na cidade maravilhosa Luana Furtado
BarCamp Rio … Eu fui! – Pixelando
BarCamp Rio: Eu estava lá!
Barcamp Rio e mudanças no Gravateiros – Gravateiros
Barcamp Rio – Diário do Rio
BarCamp, o enterro dos ossos… – efeito cobalto
Coolnex Cards foram contrabandeados através de viagem no tempo! – Tomate Cru
Fotos do Barcamp Rio – Tomate Cru
BarCamp Rio: Meus comentários… – Os gadgets nossos de cada dia
BarCamp Rio: Estive lá – Gema Carioca
BarCamp – RJ – 2007 – Jovem Nerd
Bar Camp Rio – Eu fui – Madame Bela
Barcamp: as gentes – Maffalda
BarCamp Rio 2007: Passei por lá – Receita do Sucesso
BarCampRio: Review – Renata
Undergoogle no BarcampRio – Undergoogle

11 thoughts on “BarCamp Rio 2007

  1. Pingback: Veridiana Serpa
  2. Mes que vem é a vez de Minas Gerais, uai!

    Otima semana para voce tambem!
    Abracos
    Maysa

  3. BarCamp Rio 2007: Resumo das Atividades

    Aconteceu no domingo passado o primeiro BarCamp Rio, no auditório do RDC na PUC-Rio, organizado por mim, com apoio da Ideiasnet e suas empresas iMusica, Coolnex Cards, Bolsa de Mulher e NetMovies, além do Vilago e do BlogBlogs, as…

  4. O evento foi muito bacana mesmo. Acho que renderia mais se fossem dois dias, mas fica para a próxima edição!

    Giglio, o homem da camisa laranja.

  5. BarCamp Rio 2007: Resumo das Atividades

    Aconteceu no domingo passado o primeiro BarCamp Rio, no auditório do RDC na PUC-Rio, organizado por mim, com apoio da Ideiasnet e suas empresas iMusica, Coolnex Cards, Bolsa de Mulher e NetMovies, além do Vilago e do BlogBlogs, as…

  6. Sérgo que bom que gostou do texto, como fiquei a maior parte do evento no auditório, escrevi basicamente o que ocorreu lá dentro.

    Nick, novamente parabéns pelo evento.

    Guilherme, gostaria de ter te conhecido, mas com certeza oportunidades não irão falatar…

    Giglio concordo com você, se fossem dois dias teria dado tempo para falarmos sobre tudo que foi planejado, mas mesmo assim achei o evento nota 10.

    Pedro, obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com